unidade-2---5.jpg
swimming-pool.png

TURMAS E MÉTODO N1

MÉTODO N1

Bebê e Infantil - 0 a 7 anos

Iniciação: Fioca e Cascudinha

Aprendizagem: Siri Ki Ri e Sapekim

Infantil e Juvenil - A partir de 7 anos

Desenvolvimento: Jacarelo

Aperfeiçoamento I: Golfinis

Aperfeiçoamento II: Tentáculus

Pré-competitivo: Tubatróz 1

Competitivo: Tubatróz 2

Rendimento e Alto Rendimento: Tubatróz 3

 

FIOCA

bebê

Iniciação I:

swimming-man (2).png

Faixa etária: 3 meses a 2 anos

relogio-redondo-com-ponteiros.png

Duração: 30 minutos

O bebê ficará sempre acompanhado por um(a) responsável.

Muita música, estímulos em roda e alegria para gerar confiança, aumentar o afeto, promover o desenvolvimento psicomotor e fazer a adaptação ao meio líquido.

 

Quanto mais novo iniciar, mais aproveitará os reflexos da vida uterina, facilitando o bloqueio da respiração ao realizar os mergulhos.

 

Os grandes objetivos dessa aula são: ensinar a bloquear a respiração ao mergulhar, promover uma experiência positiva e alegre da família com a piscina e auxiliar no desenvolvimento motor

 

CASCUDINHA

bebê

Iniciação II:

swimming-man (2).png

Faixa etária: 2 a 3 anos

relogio-redondo-com-ponteiros.png

Duração: 30 minutos

Embora acompanhados por um(a) responsável, essa idade permite o aumento gradativo da autonomia da criança na piscina.

Os bebês dessa faixa etária podem frequentar as turmas Cascudinha e também as turmas Fioca.

 

Sempre brincando, utilizando de rodas e música, o grande objetivo dessa aula é promover adaptação ao meio líquido: respirar, mergulhar, equilibrar, flutuar, sobreviver e deslocar.

 

Além dos objetivos aquáticos, os(as) bebês são estimulados a agachar, rastejar, andar, correr, saltar, escalar e dar cambalhota.

 

SIRI KI RI

INFANTIL

Aprendizagem I:

swimming-man (2).png

Faixa etária: 3 e 4 anos

relogio-redondo-com-ponteiros.png

Duração: 45 minutos

A partir dessa turma, as crianças entram na água sem o acompanhamento dos pais ou responsáveis.

Nas aulas do Siri Ki Ri a diversão é garantida! O uso da imaginação, da fantasia, e da criatividade dão toques especiais às atividades motoras, e auxiliam a criança a desenvolver todo seu potencial e habilidade na água. As aulas incluem os movimentos dos nados, e precisam ser dinâmicas, pois as crianças dessa idade querem sempre algo novo. Junto da adaptação ao meio líquido e do estímulo motor global a criança já aprende a dar as primeiras braçadas.

 

Os grandes objetivos dessa turma são o ganho de adaptação ao meio líquido e a iniciação dos estilos.

 

SAPEKIM

INFANTIL

Aprendizagem II:

swimming-man (2).png

Faixa etária: 5 e 7 anos

relogio-redondo-com-ponteiros.png

Duração: 45 minutos

Crianças iniciantes de 7 anos também podem fazer aulas nessa turma.

Cada vez mais habilidosos, os alunos do Sapekim são sempre desafiados a conseguir realizar uma nova tarefa, um novo gesto.

 

Através de desafios e de brincadeiras, buscamos experiências positivas, ao mesmo tempo que intensificamos o desenvolvimento motor e as atividades que promovem ganho de habilidade na água.

 

Nessa fase, o grande objetivo da aula ainda é o desenvolvimento da habilidade geral da criança na água, porém o uso dos movimentos e da nomenclatura dos estilos é cada vez mais constante. Dessa forma, os alunos estarão mais preparados para o ensino técnico que virá adiante.

 

Jacarelo

INFANTIL

Desenvolvimento:

swimming-man (2).png

Faixa etária: 7 a 10 anos

relogio-redondo-com-ponteiros.png

Duração: 45 minutos

Primeiras braçadas na piscina semi-olímpica.

Em aulas cada vez mais específicas, sem esquecer a importância de manter a diversão, os Jacarelos desenvolvem movimentos de braços e pernas dos nados de crawl, costas, peito e borboleta.

 

Além de aprender os estilos, e já iniciar o processo de coordenação entre braçadas, respiração e pernadas, eles iniciam o aprendizado dos fundamentos de saída e virada.

 

Nessa fase, o grande objetivo é aprender todos os nados, aumentando o repertório motor, em preparo para a próxima etapa.

 

GOLFINIS

INFANTIL

Aperfeiçoamento I:

swimming-man (2).png

Faixa etária: 8 a 12 anos

relogio-redondo-com-ponteiros.png

Duração: 45 minutos

É hora de aperfeiçoar!

Através de atividades complexas, os Golfinis são desafiados a buscar um nado cada vez mais eficiente. Nessa fase também são estimulados a aperfeiçoar seus fundamentos: saída do bloco, saídas da borda e viradas.

 

Com muita criatividade, e abusando de jogos e desafios, as crianças se mantém motivadas a sempre aprender e aperfeiçoar.

 

Nessa fase, os grandes objetivos são iniciar o aperfeiçoamento dos nados e fundamentos e incentivar as crianças a buscar sempre evoluir.

 

TENTÁCULUS

INFANTO JUVENIL

Aperfeiçoamento II:

swimming-man (2).png

Faixa etária: 9 a 14 anos

relogio-redondo-com-ponteiros.png

Duração: 45 minutos

Aprendendo a natação avançada.

Com nados coordenados e com boa amplitude, é chegada a hora de focar nos mínimos detalhes. Além disso, fundamentos mais específicos como: golfinhada, filipina e viradas - ganham ainda mais importância.

 

Nessa fase, os grandes objetivos são: aprender técnicas avançadas de todos os estilos, nadar o medley com viradas corretas, e iniciar o desenvolvimento de capacidades físicas como resistência e velocidade.

 

TUBATRÓZ i

INFANTO JUVENIL

Pré-competitivo:

swimming-man (2).png

Faixa etária: 8 a 14 anos

relogio-redondo-com-ponteiros.png

Duração: até 90min

Aprender a treinar. Evoluir a técnica é fundamental para não limitar os resultados futuros.

Participar dos treinamentos é muito mais do que “só” buscar vitórias em competições. Nessa fase, continuamos a aperfeiçoar e treinar todos os estilos; estimulamos o prazer em treinar e ensinamos a importância do trabalho coletivo, da valorização da equipe, da dedicação, e que o sucesso é vencer a si mesmo.

 

Os pequenos atletas já participam dos primeiros festivais e torneios regionais, e os pais são submetidos ao grande desafio: aprender a torcer e incentivar.

 

É importantíssimo aprender a saborear e valorizar cada pequena conquista. É preciso cuidado com as cobranças e comparações com outras crianças. Não é momento de se preocupar em ser o melhor e sim em fazer o melhor.

 

Os grandes objetivos dessa fase são continuar o desenvolvimento técnico, evoluir quanto ao comprometimento, e desenvolver as capacidades físicas condizentes com cada faixa etária, observando também a maturação de cada criança. 

 

TUBATRÓZ ii

INFANTO JUVENIL

Competitivo:

swimming-man (2).png

Faixa etária: 13 a 18 anos

relogio-redondo-com-ponteiros.png

Duração: até 120min

Evoluir no treinamento e aprender a competir

Gradativamente os treinamentos começam a ficar mais sérios. É muito importante continuar a desenvolver o espírito de equipe e o prazer e o modo de treinar. Nessa fase, os atletas devem experimentar, se preparar fisicamente e desenvolver táticas para todos tipos de prova.

 

Treinamentos de segunda a sábado.

 

De acordo com o nível técnico, os atletas são convidados e competem torneios regionais, estaduais e nacionais.

 

É importante continuar o desenvolvimento de todos os estilos e distâncias competitivas, porém, à medida que os atletas começam a se aproximar da categoria Júnior, as provas vão ficando mais específicas em distância e estilo.

 

Os grandes objetivos dessa fase são:

  1. Compreender os processos do treinamento

  2. Treinar para melhorar o treino

  3. Treinar para competir

 

TUBATRÓZ iiI

INFANTO JUVENIL

Rendimento e

Alto Rendimento:

swimming-man (2).png

Faixa etária: A partir dos 17 anos

relogio-redondo-com-ponteiros.png

Duração: Ilimitado

O grande objetivo nessa fase é vencer!

Conforme o nadador amadurece, os treinamentos passam a ser cada vez mais específicos. Atletas são separados entre fundistas, velocistas e há ainda diferentes abordagens de acordo com o estilo a ser treinado.

 

Nessa fase o atleta deve colocar em prática toda conscientização adquirida em seu período de base para buscar uma preparação ótima, visando o alto rendimento esportivo.

 

Nossa meta como equipe é ter nadadores disputando as principais competições nacionais, e, para isso, precisamos que eles cheguem nesse estágio da vida competitiva com boa técnica, boa base, e muito motivados.